3/02/20 às 16h40 - Atualizado em 17/02/20 às 11h17

Entrevista com Alex Costa, Diretor da Escola Superior de Gestão (ESG)

Alex Costa, Diretor da ESG

A Escola Superior de Gestão (ESG) iniciou, nesta semana, as matrículas referentes ao primeiro semestre de 2020. No segundo semestre em atividade, a ESG oferece graduação no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, para servidores do Governo do Distrito Federal (GDF). A divulgação das inscrições, datas e prazos é feita pelo site da ESG. No entanto, para o servidor do GDF entender um pouco mais sobre o funcionamento da Escola, o diretor Alex Costa respondeu as perguntas mais frequentes. Confira a entrevista a seguir:

1. Como surgiu a Escola Superior de Gestão (ESG)?

A Escola Superior de Gestão é fruto do Acordo de Cooperação Técnica SEPLAG-DF/EGOV-DF/FUNAB-DF nº 01/2018, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no 89, de 10 de maio de 2018, o qual prevê a implantação da ESG, vinculada à então Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG-DF), sediada na Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), tendo sua mantença pedagógica a cargo da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB-DF).

1. Qual a importância da ESG para o GDF?

A ESG é vinculada ao sistema de educação superior público distrital e foi instituída para atender à sociedade, por meio de formação superior que alia teoria e prática e intenta ser uma oportunidade singular de mudança na cultura de formação superior no DF bem como de transformação social e econômica. Na ESG, o trabalho pedagógico prima por metodologias problematizadoras e visa a construir uma nova identidade para a gestão e para a prestação de serviços públicos. A Escola pretende atender à comunidade e os servidores do GDF, principalmente os que ainda não têm formação superior.

1. Quem pode participar do corpo de alunos? Apenas servidores do GDF?

A ESG realizou, em 2019, processo seletivo destinado a estudantes servidores públicos, bem como processo específico para estudantes oriundos da comunidade. Para o primeiro semestre de 2020, haverá oferta de vagas apenas para estudantes servidores públicos.

1. Qual curso é ofertado pela ESG? Há possiblidade de oferta de outros cursos?

Atualmente, a ESG oferta o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, já em sua segunda turma. Outros seis cursos de nível superior já estão credenciados pelo Conselho de Educação do DF e devem ser ofertados em breve:  Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Processos, Gestão de Marketing, Gestão de Materiais, Gestão de Tecnologia da Informação e Gestão Financeira.

1. Qual é a duração da formação superior na ESG?

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem duração de 2 anos.

Para mais informações, acesse o site da Escola Superior de Gestão: http://esg.df.gov.br/.

Por Prisley Zuse

Escola Superior de Gestão - Governo de Brasília