Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/21 às 12h28 - Atualizado em 5/03/21 às 9h22

Primeira turma da ESG se forma em 2021

 

O curso de Tecnologia em Gestão Pública aplica um método inovador, com foco na aprendizagem baseada em problemas

 

A Escola Superior de Gestão do Distrito Federal (ESG) se prepara para formar a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública no final de 2021. A expectativa é de que 26 alunos concluam o curso. Aniele Cavalcante de Carvalho está no 3o semestre e é uma delas. A aluna acredita que o conhecimento adquirido é aplicado diariamente em seu trabalho: “Tudo o que aprendo na graduação coloco em prática na Secretaria de Saúde, onde exerço um cargo de gerência”, afirma.

 

A ESG é fruto de uma cooperação entre a Secretaria de Economia, por meio da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), e a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab). Atualmente, as duas turmas em andamento somam 45 alunos, sendo parte deles servidores públicos do Governo do Distrito Federal.

 

“O curso é uma oportunidade de qualificação e desenvolvimento profissional para os servidores, inserido em uma estratégia de valorização do nosso funcionalismo. Iniciativas como essa refletem em melhorias nas entregas e no atendimento à população do DF”, destaca o secretário de Economia, André Clemente.

 

A grade curricular é baseada em Metodologias Ativas, com foco em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e problematização, método de ensino que tem como fundamento o uso de casos reais da Administração Pública para promover o conhecimento do estudante.

 

Para Rosilete Ferreira, que também é aluna do 3o semestre e concluirá o curso no final deste ano, o modelo de aprendizagem prepara os estudantes para o futuro. “Além de inovador, o método representa uma mudança de paradigmas: é prazeroso participar ativamente da construção do saber”, destaca a aluna. “A autonomia que a metodologia oferece nos prepara para futuras tomadas de decisões, quando formos gestores públicos formados”, acredita.

 

Patrícia Godinho, estudante do 2o semestre, ficou sabendo das inscrições para a graduação pela intranet da Secretaria de Economia e também se surpreendeu com a metodologia. “O método de ensino é muito dinâmico, foi uma grande surpresa, principalmente para mim, pois eu estava há anos sem estudar”, comentou.

 

No primeiro dia letivo da ESG, há cerca dois anos, os alunos puderam assistir a uma aula magna ministrada pelo governador Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti. “Temos nos esforçado ao máximo para realizar todas as atividades do curso, escrever nosso TCC, participar das aulas aos sábados. Tudo isso tem sido cansativo, mas vamos nos formar com louvor, vamos fazer história!”, orgulha-se a aluna Sheila da Silva.

 

Após a formatura, a aluna Leonora Ferreira pretende seguir carreira na gestão pública. “O aprendizado na ESG motiva essa continuidade e nos estimula. A cada etapa do curso, cremos que é possível obter o conhecimento necessário para avançar na carreira”, acredita.

 

Para mais informações sobre a ESG, acesse o site: http://www.esg.df.gov.br/.

Escola Superior de Gestão - Governo do Distrito Federal

ESG

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610